top of page
Buscar
  • Foto do escritorAtelier Bruno Portella

Como usar "hashtags" na minha comunicação.

Atualizado: 3 de jul. de 2019


Um trabalho bem feito de hashtags potencializa muito a divulgação do seu trabalho. É uma das principais formas orgânicas de novas pessoas entrarem em contato com seu trabalho.

Como usar “hashtags” na minha comunicação artística?


O que é "hashtag"?


Hashtag é um ícone: “#”. Usando este ícone na frente de palavras ou termos criou-se um engenhoso sistema de classificação de temas dos conteúdo. Isso é muito útil pois você pode estar falando sobre Van Gogh porém o tema principal do seu post é o Azul Cobalto. Suas hashtags então poderão ser “#azul #blue #azulcobalto #cobaltblue #colors #cores e lógico um #vangogh”.


Usando boas hashtags você é achado através destas buscas feitas através do sistema de hashtags. Portanto você artista que está usando o Instagram pra se comunicar você precisa usar hashtags em todos os posts.


O limite de # que vc pode colocar no Instagram são 30 mas eu recomendo menos. Mínimo de 5 e máximo de 20 hashtags. Eu geralmente uso de 10 a 15 hashtags. Eu as crio dividindo-as em 3 grupos.


1-Hashtags corporativas. Ex: #atelierbrunoportella #brunoportella etc

2-Hashtags do assunto geral do post. Ex: #Jimi #Jimihendrix #guitarrista etc

3-Hashtags de itens que se destacam. Ex: #guitarra #fogo #fire etc


Tente sempre variar a ordem das hashtags e usar sempre hashtags que tenham a ver com o seu assunto. Acredite, o algoritmo identifica se a hashtag não tem a ver com o assunto e penaliza o perfil. Use também hashtags um pouco mais longas e específicas para você conseguir um bom ranqueamento e retorno. Hashtags genéricas tem milhões de postagens e você acaba não aparecendo em nenhuma busca.


Dentro deste mundo das hashtags, há também uma notícia circulando que é o “Shadowban”. O que aconteceu foi que o Instagram baniu varias hashtags por as considerar nocivas. Algumas parecem não ter sentido. E algumas até em português. Os perfis que usam estas hashtags são penalizados e a audiencia cai muito! Veja o que é Shadowban, se você foi pego(a) e como se livrar dele.


Depois disso foca num conteúdo que seja legal pra quem está lendo e use o sistema de hashtags para ampliar a sua mensagem a um público que já está buscando por ela! O segredo aqui vai ser a constância. Fazer isso todos os dias durante os próximos anos da sua carreira.


Poste conteúdo de 1 a 2 vezes por dia e coloque as hashtags sempre tentando dar uma variada na ordem, acrescentando umas aqui, tirando outras ali e vai. Faça sua comunicação com carinho. Ela precisa de um sistema de indexação de assuntos eficiente e este sistema é o que chamamos de "Hashtags".



49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page